segunda-feira, 29 de abril de 2013

'A Furiosa de Bragança' faz show no Theatro da Paz, em Belém

Theatro da Paz, em Belém, completa 135 anos. (Foto: Antônio Silva/Ag. Pará )
A banda "A Furiosa de Bragança", um dos mais tradicionais grupos de fanfarra do Pará, traz a alegre sonoridade de seus instrumentos de sopro para os palcos do Theatro da Paz neste domingo (28), em Belém. O show faz parte do projeto "O Toque Paraense das Bandas", que busca facilitar o acesso às bandas de música do estado, além de estimular a valorização desses grupos. A entrada é franca.
Também chamada de banda Cantídio Gouvêa, o grupo faz parte do Grêmio Musical Nazeano Ferreira e acumula 66 anos de fundação e tradição, mas enfrenta dificuldades para se manter por não possuir vínculo com nenhuma instituição pública ou privada. De acordo José Augusto Ribeiro, professor de música e presidente da associação, os músicos já tentaram uma parcerias para conseguir remuneração, mas ainda sem sucesso.
Ainda de acordo com Ribeiro, todos os professores da banda são voluntários e os alunos contribuem com uma taxa de R$ 20. Formado por 28 integrantes de 14 a 60 anos, "A Furiosa de Bragança" costuma se apresentar no coreto da praça da cidade em festividades como o Natal e a Festival de São Benedito. A banda utiliza instrumentos de sopro, como trompete, saxofone e trombone, para compor um repertório tradicional carimbó, xote bragantino e retumbão, além de samba e brega.
Um dos focos do projeto "O Toque Paraense das Bandas" é trazer a cultura do interior do Pará para dentro do Theatro da Paz. As apresentações acontecem sempre no último domingo de cada mês, nos meses de maio, junho, outubro e novembro.
Histórico
Na década de 1940, Flodoaldo de Oliveira, procurador da Festa de São Benedito à época, procurou o professor Saturnino, músico de agremiações, para formar uma banda com músicos locais, como forma de diminuir as despesas. Cantídio de Almeida Gouvêa Filho foi um dos grandes músicos da cidade e que ajudaram na formação do grupo que leva o seu nome. Em janeiro de 1947, a Banda Cantídio Gouvêa foi fundada oficialmente.
O apelido de “Furiosa” surgiu após a visita do presidente de honra do Grêmio Musical, Lobão da Silveira, ao Rio de Janeiro, em 1952. Em terras cariocas, ele foi recebido pela banda dos fuzileiros navais, conhecida como a Banda Furiosa do Rio de Janeiro. Ao retornar para Bragança, trouxe para os músicos locais vestes iguais à da banda carioca. Desde então a 'Cantídio Gouveia' passou a ser chamada de “Furiosa”.


Retirado de http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2013/04/furiosa-de-braganca-faz-show-no-theatro-da-paz-em-belem.html

0 comentários:

Postar um comentário