sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Rumo aos 67 anos de Fundação


A banda do município de Bragança faz parte do Grêmio Musical Nazeazeno Ferreira, foi fundada no dia 09 de Janeiro de 1947, este ano completará 67 anos, a banda não tem vínculo com nenhuma instituição pública ou privada.  Atualmente, se mantem por esforço de cada um dos músicos para que a memória seja preservada, os professores são voluntários e os alunos contribuem com uma taxa simbólica para manutenção da sede, somente.
As apresentações geralmente acontecem nos períodos de carnaval, festividades religiosas, Círios, Festividade de São Benedito ou quando contratada por amigos, admiradores e parceiros da sociedade Bragantina. O grupo também é conhecido em toda comunidade vizinha e até no estado do Maranhão. Sua formação e composta por crianças, jovens e adultos entre 14 a 60 anos. Os músicos consideraram-se um patrimônio histórico e cultural do município, a banda trabalha com os instrumento de sopro, como trompete, saxofone e trombone, para compor um repertório tradicional carimbó, xote bragantino e retumbão, além de samba e brega.
Em 2013 a banda participou do projeto " O Toque Paraense das Bandas " cujo enfoque foi levar a cultura do interior do Estado para dentro do Theatro da Paz, fomos agraciados com a honra de representar Bragança, o projeto proporciona às agremiações e grupos musicais que nunca tiveram contato com um ambiente profissional uma forma mais abrangente de disseminação daquilo que produzem, além de incentivar a continuidade do trabalho de cada banda.
Histórico
A história musical da cidade de Bragança está ligada ao desenvolvimento da região, por meio da produção de pimenta do reino, farinha de mandioca e látex produzidos nos seringais amazônicos. Os colonos puderam adquirir instrumentos musicais mais avançados, assim, puderam formar pequenas bandas de músicas para tocar nas festas de arraial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e da Festividade de São Benedito.
Na década de 1940, Flodoaldo de Oliveira, procurador da Festa de São Benedito à época, procurou o professor Saturnino, músico de agremiações, para formar uma banda com músicos locais, como forma de diminuir as despesas. Cantídio de Almeida Gouvêa Filho foi um dos grandes músicos da cidade e que ajudaram na formação do grupo que leva o seu nome. Em 09 de janeiro de 1947, a Banda Cantídio Gouvêa foi fundada oficialmente.
O apelido carinhoso de “Furiosa” surgiu após a visita, em 1952, do presidente de honra do Grêmio Musical, Lobão da Silveira, ao Rio de Janeiro, em busca de recursos para a região bragantina, onde ele foi recebido pela banda dos fuzileiros navais, conhecida como a Banda Furiosa do Rio de Janeiro. Ao retornar para Bragança, trouxe para os músicos locais vestes iguais à da banda carioca. Desde então a “Cantídio Gouveia” passou a ser chamada de “Furiosa”.

0 comentários:

Postar um comentário